Criar um Site Grátis Fantástico






 

 

 

 


Formação de Acordes

Formação de Acordes

Formação de Acordes

Como visto anteriormente, os acordes são formados por notas que compõe o Campo Harmônico. Os acordes podem ser maiores, menores, diminutos, com sétima, com nona, etc...para isso devemos sempre seguir a regra básica, T-T-ST-T-T-T
Nesta aula seguiremos com os estudos desse fascinante mundo do Campo Harmônico.


Regras Básicas

Formação de acordes básicos

Tríades (triad chords) existem:

1- Acorde Maior, formado pelos 1º + 3º + 5º graus da Escala Maior

2- Menor (m ou -), formado pelos 1º + (b33º bemol + 5º graus da Escala Maior

3- Acorde Diminuto (º), formado pelos 1º + 3º bemol (b3) + 5º bemol (b5) graus da Escala Maior

4- Acorde Aumentado (+), formado pelos 1º + 3º + 5º sustenido (#5)  graus da Escala Maior


Tétrades, acordes com sétima (seventh chords) ou outros graus da escala, aqui irei dar cinco exemplos

1- Acorde Maior com a Sétima Maior, é a soma dos graus 1, 3, 5,7 da Escala Maior

2- DOM 7 ou acorde com sétima é a soma dos graus 1, 3, 5, b7 da Escala Maior

3- Menor com Sétima (m7) é formado por 1, b3, 5, , b7 da Escala Maior

4- m7/b5 acorde formado pelos graus 1, b3, b5, b7 da Escala Maior

5- Sétima diminuto (º7), formado pelos 1, b3, b5, bb7



Tendo um acorde maior ou menor, podemos substituir todas as notas.

Se pegarmos por exemplo o C7-, você verá as notas e veja o que acontece.

1 3 5 7
C E G B = C7-
C E G    = C
E G B    = Em


Agora vamos ver com o C9+

1 3 5 7  9

C E G B D = C9+
C E G       = C
E G B       = Em
G B D       =

Sabemos que, a 1, 3, 5 são as notas que formam o acorde maior, mas devemos saber algumas coisas como:
- Em um acorde maior a terça é o pilar do acorde;
- Em um acorde maior com sétima, terça e sétima são os pilares do acorde, pois são muito importantes.

Veja abaixo, se pegarmos o acorde de A, teremos:

1   2    3   4    5   6     7    8
A   B  C#  D   E   F#  G#  A

Nesta sequência verificamos os espaçoes das notas são T-T-ST-T-T-T-ST, assim temos o acorde de A maior formado por :
A = 1       C# = 3       E = 5


E o acorde de A7, formado por :
A = 1       C# = 3        E = 5       G = b7

Onde 3 e 7 são notas que não podem faltar quando utilizadas em solos, porque a sonoridade fica falha, “faltando” algo, por exemplo: a Pentatônica de A possui :

Lá (A) maior Pentatônica     

1   2    3   5   6    

 B C# E F#

      

Lá menor (Am) Pentatônica

1  b3  4   5  b7

A  C  D  E G 


IMPORTANTE >> evitar em D7   Obs.:  b3 = #9 


Falando um pouco sobre improviso, a melhor forma para se improvisar neste caso, seria utilizar o A mixolídio, pois ele contém as notas : A-B-C#-D-E-F#-G* (* Bequado)

b3 = #9 = isto pois em Am ou em A7(#9) existe a mesma nota, acima já tem a pentatônica de Am, agora veja a pentatônica de A7(#9)

1   3   5  b7  #9
A C#  E  G    B# = C